O termo Ultrabook é uma especificação Intel usada para definir uma categoria de finos e leves, Laptops Ultraportáteis, com Baterias de Longa Duração. E são capazes de “acordar” em apenas 2 segundos e dar boot (inicialização ao ligar) em apenas 16 segundos, o que reduz o tempo que o usuário tem que esperar para retomar o uso...
O nome "Ultrabook" é uma Marca Registrada Intel (ou seja,
ninguém mais poderia usar), mas já se popularizou e dominou o qualquer tipo de modelo ou marca.
O termo “Era pós-PC” vem sendo usado há anos por visionários da tecnologia que sonham com o dia em que os usuários poderão acessar todas as suas áreas de trabalho, apps e dados a partir de um único aparelho, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Mas o que realmente aconteceu foi a “Era dos múltiplos dispositivos”, onde os usuários recorrem a diferentes aparelhos - smartphones, tablets, notebooks e desktops - para diferentes necessidades, criando novos níveis de complexidade para os administradores que tem de gerenciar e manter seguros múltiplos aparelhos e plataformas.
Felizmente a complexidade está se reduzindo: os fabricantes estão apresentando máquinas híbridas, que fazem “jornada dupla” como notebooks e tablets, permitindo que os usuários alternem facilmente entre a tela sensível ao toque e o teclado.
São os Ultrabooks que viram Tablets, os Conversíveis (a tela vira), os Hibridos (que se separam do teclado), os Giratórios (a tela roda), os Line-Ups (desliza e levanta) e com Telas Sensíveis ao Toque !!!
Vamos conhecer alguns...
Anunciado durante a feira de tecnologia Computex em Taiwan, em junho deste ano, este aparelho tem uma tela IPS de 10.1 polegadas com resolução de 1280 x 800 pixels e um teclado destacável, como no ASUS EeePad Transformer, que também funciona como bateria extendida. A fabricante está alardeando o que chama de “tri-mode”, permitindo que os usuários “toquem, digitem e vejam”, e afirma que a autonomia de bateria, com o teclado, pode chegar a até 18 horas de uso do Windows 8.
ASUS Taichi
A ASUS apresentou duas máquinas híbridas na última semana, o Taichi e o Transformer Book. À primeira vista o Taichi parece um Ultrabook padrão com um teclado QWERTY iluminado e “full size”, além de um trackpad. Mas na verdade o sistema tem uma tela com dois lados, então quando fechado ele se torna um tablet multitoque com suporte a caneta. Ambas as telas podem ser operadas independentemente ou simultâneamente, então podem ser compartilhadas entre usuários. A máquina vem equipada com processador Intel Core de 3ª geração, uma unidade SSD e interface Wi-Fi 802.11n.
Mais uma máquina anunciada durante a IFA, feira de tecnologia em Berlin. O XPS Duo 12 tem uma dobradiça especial na moldura da tela, que permite que ele se transforme de um Ultrabook em um tablet. A tela é Full HD (1920 x 1080 pixels) e o processador pode ser um Intel Core i5 ou i7. A Dell afirma que a máquina é feita com “materiais premium”, como alumínio e fibra de carbono, além de um painel de Gorilla Glass protegendo a tela, para lhe dar maior durabilidade.
Este híbrido tem uma “dock” com teclado opcional, que o transforma em um notebook completo. Além do teclado, a dock tem uma bateria extra que dobra a autonomia, para 9 horas no total, e portas de expansão como USB, Ethernet e VGA. Pesando cerca de 850 gramas, o Stylistic Q702 inclui processador Intel Core i3 ou i5 de segunda geração, 4 GB de RAM e uma unidade SSD de 64 ou 128 GB. A tela de 11.6 polegadas usa a tecnologia IPS para um amplo ângulo de visão e grande precisão de cor.
HP Envy X2
A MSI apresentou o Slider S20, um Ultrabook com tela de 11.6 polegadas baseado em um novo processador Intel de ultra baixa voltagem (CULV) batizado de “Chief River”. A máquina roda o Windows 8 e tem um conjunto completo de interfaces e conectores, incluindo USB 3.0, Bluetooth 4.0 e HDMI. A tela pode ser deslizada transformando o aparelho em um tablet com uma tela capaz de registrar até 10 toques simultâneamente. O MSI Slider S20 pesa cerca de 1.3 Kg e tem menos de 2 centímetros de espessura.
Também feitas sob medida para o Windows 8, estas máquinas são compostas por um “tablet” com tela sensível ao toque que se conecta a uma base com teclado, transformando-as em um notebook. O peso é de menos de um quilo, e a tela é presa ao teclado com uma dobradiça mecânica, então é possível levantar a máquina pela tela sem medo de que as duas metades se separem. Eles também virão equipados com a S Pen, uma variante da caneta usada no Galaxy Note, que permite desenhar, rabiscar e escrever diretamente na tela, e tem recursos como reconhecimento de escrita.
Este modelo é baseado em um design que a Sony chama de Surf Slider, que permite que os usuários deslizem o teclado quando precisarem digitar. De acordo com a Sony a máquina tem um conjunto completo de portas e interfaces, incluindo Bluetooth, USB 3.0, HDMI, Ethernet e VGA. A tela de 11.6 polegadas é Full HD (1920 x 1080 pixels) com proporção de 16:9. O sistema também inclui uma caneta para desenhar ou escrever. Por dentro o VAIO Duo 11 é baseado nos processadores Intel Core i3, i5 ou i7.
Quando foram lançados em 2012 custavam entre 6 e 8 mil reais. Mas a tendência é ir baixando o preço com o passar dos anos.
E aí ? Qual você vai querer ?
Para saber mais sobre os ultrabooks conversíveis / híbridos, e ver se realmente vale a pena investir um valor assim em um equipamento delicado, clique no link abaixo e leia o artigo complementar:
http://www.marciacarioni.info/2013/06/vale-pena-comprar-um-ultrabook.html
Escreva seu COMENTÁRIO logo no final deste artigo
Clique em COMENTAR COMO: escolha NOME/URL
Digite seu NOME (pode deixar URL vazio)
depois clique em CONTINUAR e PUBLICAR
Se você gostou, clique no f logo abaixo,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será avaliado e em seguida postado. Obrigada !